4 Motivos de ter o seu ERP na nuvem!

Thumbnail

Seus processos de gestão empresarial com ERP´s on-premisse são um grande problema para a manutenção da empresa no mercado, por isso precisamos levá-los para a nuvem. 

Isso sem contar com diversas desvantagens de manter um serviço de ERP em um local físico. 

Um excelente aliado das empresas é manter um sistema de ERP, afinal é por meio deste que as empresas podem integrar todos os setores em uma única plataforma. 

No mercado é possível que você encontre dois tipos de ERP que têm as mesmas funções, mas não as mesmas capacidades. 

Quer conhecer mais sobre o sistema ERP e por que ter um ERP em nuvem? Continue lendo este artigo!

O que é Sistema ERP? 

A sigla ERP é uma abreviação do termo em inglês, Enterprise Resource Planing quando traduzida para o português quer dizer planejamento de recursos empresariais e atualmente é a opção tecnológica para o controle do negócio que se adapta a qualquer empresa, independente do porte. 

É por meio do seu funcionamento que podemos interligar todos os setores do negócio, permitindo e facilitando uma melhor comunicação empresarial, é algo fundamental para que a performance alcançada pela empresa, no mercado, seja de muito sucesso e destaque com bons números. 

ERP é um software que permite que cada setor da empresa seja acompanhado de perto. Desde o estoque ao financeiro, do recursos humanos a contabilidade e assim por diante, todo o trabalho é registrado nesta ferramenta, gerando relatórios detalhados sempre que solicitado ao gestor.  

O sistema registra todas as informações que tem acesso e desta forma realiza uma análise mais completa e ampla do negócio. 

É um sistema importante pois pode responder a perguntas simples e importantes como: 

Quais são os produtos mais vendidos na minha empresa?

Quais são os meus melhores clientes? 

Quais são os melhores meses de vendas? 

Essas e muitas outras questões podem ser respondidas com o uso do sistema ERP, assim garantem que a empresa destaque seus pontos fortes e encontre suas fraquezas, elaborando e colocando em prática estratégias que elevem seu índice de competitividade no mercado. 

Para visualizar melhor tudo isso segue abaixo as diferenças de cada um dos meios de ERP existentes atualmente. 

ERP Local X ERP na Nuvem

Sabemos que os dois sistemas podem ser os mesmos, mas existem mudanças pelo seu local de instalação e forma de utilização. 

Uma diferença básica entre o sistema ERP Local e ERP em nuvem é que um é instalado localmente no hardware e nos servidores da sua empresa e, em seguida, gerido pela sua própria equipe de TI. Enquanto, o ERP em nuvem é fornecido como um serviço de assinatura. 

Em um ERP em nuvem os dados da empresa ficam hospedados no servidor do fornecedor, e são acessados via internet, daí vem o termo “em nuvem”. 

Para utilizar o sistema na nuvem a empresa precisa apenas de um navegador e acesso à internet, sendo todo o suporte e gestão oferecidos pelo fornecedor contratado. 

Dessa forma, entendemos que o sistema sendo um ERP Local ou on-premise é um sistema que vai demandar maior tempo de trabalho e mais especialidade para a sua manutenção e atualização, backup e outros processos necessários. 

Segundo um estudo da IDG Enterprise Cloud Computing Study, 81% das empresas possuem aplicações ou infraestrutura na nuvem hoje em dia. O estudo também revela que nos próximos anos, 32% de todo o dinheiro destinado à tecnologia nas empresas, será aplicado em soluções ou sistemas na nuvem. 

Isso significa que, se a sua empresa não começar a estudar a possibilidade de adotar esta medida como solução para automatizar a forma de gestão, a sua organização estará correndo sérios riscos de ficar para trás ou mesmo fechar as portas. 

Por meio dessas explicações fica simples entender que ter um ERP na nuvem garante maior tranquilidade e mais acessibilidade para a sua empresa, mas para que você compreenda todos os benefícios veja abaixo. 

Benefícios de ter um ERP na nuvem

Toda empresa que entra nessa jornada de transformação digital, acima de tudo, não pode ignorar um investimento em um sistema de ERP, e isso é um fato. Por isso, mostraremos que basear o seu software na nuvem tem suas vantagens. Confira algumas. 

Escalabilidade 

Um dos aspectos mais marcantes do ERP em nuvem é a sua capacidade de lidar com o crescimento e a mudança. 

No geral, as soluções são divididas em módulos, e conseguem acompanhar o aumento de complexidade do negócio sem exigir mais investimentos em hardware ou equipes.  

Em contrapartida, se for necessário reduzir um pouco a capacidade por algum problema momentâneo, também será possível. 

Mobilidade

Esta é uma das vantagens mais celebradas dos últimos anos, devido à consolidação do trabalho remoto nas empresas. Sobretudo, o ERP baseado em nuvem vai permitir que o ambiente corporativo seja transferido para o dispositivo do funcionário sem precisar, muitas vezes, instalar nada. Basta ter acesso à Internet. 

Redução de custos

Ao levar o seu ERP para a nuvem você permite a terceirização do mesmo. Assim, você gasta menos energia e dinheiro na manutenção interna de hardware ou software. 

Passando essa responsabilidade de TI para o seu provedor, e a sua equipe pode focar as ações mais específicas da atividade. 

Por isso é importante saber escolher um provedor e um bom Data Center. 

Segurança

Ter o seu ERP em nuvem pode parecer que ele está mais vulnerável, mas o que ocorre é o oposto disso. 

Os provedores de ERP em nuvem oferecem soluções que, muitas vezes, uma empresa pequena não teria condições de pagar sozinha.  

Os backups são feitos de forma automática e fora do expediente de trabalho. 

Principalmente se você optar por levar a um provedor que trabalha com nuvem privada como a OPEN DATACENTER. 

Contamos com os mais diversos meios de manter a segurança da sua empresa na nuvem, sem contar que os nossos servidores são privados e personalizados para os nossos clientes. 

Sustentabilidade

As tecnologias de cloud computing vêm sendo apontadas como um caminho para empresas que querem adotar soluções mais verdes. 

Ter um ERP na nuvem consegue diminuir os deslocamentos desnecessários da equipe. Isso porque vão parar de usar o transporte convencional. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, feita em setembro de 2020, a mudança para a nuvem poderia implicar em uma redução de 60 milhões de toneladas de CO² por ano. 

Conclusão

Em resumo podemos compreender que existem inúmeros benefícios de levar seu sistema de ERP para a nuvem, mas depende somente da sua escolha. 

Se você deseja ter melhores resultados e economizar, a escolha fica ainda mais clara.

Na OPEN DATACENTER trabalhamos com a hospedagem dos mais variados modelos de ERP na nuvem, portanto independente se o utiliza Protheus ou outro ERP podemos levá-lo para a nuvem. 
Fale com um dos nossos especialistas e conheça mais das nossas soluções.