5G se expande pelo Brasil e chega à Goiânia, Curitiba e Salvador

A nova geração da internet móvel chega hoje (16)  à Goiânia, Curitiba e Salvador, que se junta às 5 capitais brasileiras, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), que já contam com a nova tecnologia de transmissão dados.

A principal mudança do 5G, em relação ao 4G, é o aumento exponencial da velocidade de transmissão de dados, passando dos atuais 19,8 Mbps (da tecnologia 4G), em média, para entre 1 e 10 Gbps de download, operando com baixa latência.

Com a chegada do 5G, não somente as estruturas de dados móveis serão afetadas, mas também a de internet fixa, já que a velocidade de dados do 5G é maior que a, de grande parte, dos provedores de internet banda larga e de fibra ótica.

Entenda o 5G no Brasil

O 5G chega ao Brasil com as tecnologias 5G NSA(Non Standalone), que utiliza a frequência 5G, mas o “núcleo” da rede 4G, que é o local centralizado onde os dados são processados, e 5G SA (Standalone) ou “5G puro”, que utiliza a frequência e infraestrutura dedicada a rede 5G, que é o seu núcleo.

As duas tecnologias fornecem alta capacidade e velocidade de download de dados, o que as diferencia é a latência, que não é tão baixa na 5G NSA, ficando próxima da atual 4G, quando comparada à 5G SA. Isso faz com que a 5G NSA tenha uma performance muito boa nos dispositivos móveis, mas não muito interessante para empresas, já que estas terão melhores resultados com o 5G puro devido a sua garantia de maior processamento de dados com pouca latência.

A velocidade é o maior atrativo do 5G, pois fará com que as conexões se tornem ainda mais rápidas e fáceis e, certamente, mudará o comportamento da população, visto que ela demandará ainda mais agilidade das aplicações que ela usa.

Como o 5G impacta o mercado?

No âmbito comercial, o Ministério da Economia avalia que a nova tecnologia poderá gerar cerca de R$101 bilhões até 2031 para empresas do país, visto que, com a popularização do 5G, a criação de novos negócios envolvendo inteligência artificial e processamento de dados serão incentivados e atingirão mais consumidores.

A previsão é de que até o final do ano de 2022, o 5G já deverá estar presente em todas as capitais do Brasil e em 2023, nas cidades com mais de 200 mil habitantes.

As empresas que possuem o sistema web já podem começar a usufruir da nova geração da rede de internet e, com isso, terão mais possibilidades para expandir os seus negócios.

Este é o momento de migrar o seu sistema desktop para a nuvem, pois, com o 5G, os seus clientes estarão nela.


Fale com um especialista

Fontes: CNN BrasilTilt UOL.