Medidas para reforçar a segurança de ambientes Windows

Thumbnail

Texto escrito por Hubyratan Ferreira – Analista de infraestrutura OPEN

O Windows domina cerca de 74,73% do mercado de sistemas operacionais e, infelizmente, também lidera em número de ataques de malwares, correspondendo a 54,4% dos ataques. Isso se deve, em parte, ao fato de que, diferentemente do Linux e do OS X, o Windows foi inicialmente projetado a partir de um sistema operacional de usuário único, o DOS, e, por isso, os primeiros sistemas operacionais Windows não apresentavam limitações de usuário, controle de acesso a arquivos ou outras medidas restritivas de segurança.

No entanto, muitas brechas de segurança não são originárias de ataques externos, mas sim de dentro da empresa, pois 70% dos incidentes de segurança têm início dentro da organização, conforme o Gartner. Por esses motivos, as medidas de segurança adotadas pelos administradores são fundamentais para a integridade do sistema e proteção dos dados presentes nele.

A seguir, apresentamos uma lista de tópicos fundamentais para reforçar a segurança do seu servidor e protegê-lo contra possíveis ameaças:

Firewall nativo do Windows

O firewall do Windows utiliza o tipo Packet Filtering, que direciona ou bloqueia solicitações externas do protocolo UDP e TCP para portas específicas no servidor interno. Porém, muitas vezes, os administradores subestimam sua importância e o desabilitam por interferir na implementação de aplicativos, em vez de configurá-lo corretamente.

Para aproveitar ao máximo o firewall, sugerimos:

  • Alterar algumas portas de serviços padrões, como a porta 3389 de acesso remoto;
  • Bloquear todas as portas e habilitar somente as necessárias para o funcionamento das aplicações;
  • Configurar e verificar os registros de logs;
  • Garantir que os usuários não tenham acesso à configuração de regras do firewall;
  • Ativar todos os perfis do firewall (perfil de domínio, privado e público);
  • Limitar a conexão especificando endereços IPs permitidos.

Atualizações de segurança

Embora muitos administradores relutem em atualizar o Windows automaticamente devido ao risco de problemas no sistema operacional ou em aplicativos, as atualizações são importantes para proteger o servidor de vulnerabilidades de segurança e outras ameaças potenciais. Existem soluções disponíveis para gerenciar a aplicação de correções de segurança e testar os patches antes de serem aplicados em sistemas de produção.

Configurações de usuários

Configurar corretamente o Active Directory (AD) e as Group Policy Objects (GPOs) limita os acessos e protege o ambiente contra possíveis ataques. Através delas, é possível controlar quem tem acesso a quais recursos, garantir a autenticação segura dos usuários e aplicar configurações de segurança, minimizando as vulnerabilidades e protegendo o ambiente contra malwares.

Conscientização dos usuários quanto a medidas de segurança cibernética

Ao investir na conscientização dos usuários, as empresas podem reduzir significativamente o risco de violações de segurança e proteger suas informações críticas contra ameaças cibernéticas. Tal conscientização pode ser feita via testes de phishing, informativos com dicas de segurança, vídeos, workshops, treinamentos interativos e modelos de gamificação que tornam o processo de conscientização mais atraente e estimulam a assimilação do conhecimento adquirido.

Serviços do windows

Desativar ou limitar serviços em servidores pode ser uma boa estratégia para melhorar a segurança e o desempenho. Identificar quais serviços são necessários para cada aplicativo é fundamental, pois a desativação correta pode evitar ataques e liberar recursos valiosos do servidor. Ao desativar serviços desnecessários, é possível aumentar a eficiência do servidor, garantindo maior disponibilidade e segurança dos dados armazenados.

Antivírus não nativo

Antivírus contratados são projetados para atender às necessidades de segurança mais avançadas das empresas, oferecendo recursos mais abrangentes, como proteção em tempo real contra ameaças, detecção de vulnerabilidades, gerenciamento centralizado de políticas de segurança e gerenciamento remoto. 

Além disso, esses antivírus são constantemente atualizados com as últimas definições de ameaças, garantindo que a empresa esteja protegida contra as mais recentes ameaças. Outra vantagem dos antivírus contratados é que eles têm uma base maior de ameaças, pois os fornecedores de antivírus têm acesso a dados de ameaças de muitos clientes. 

Por outro lado, o Windows Defender é uma solução básica de segurança integrada no Windows, que pode não ser suficiente para proteger os ambientes empresariais contra ameaças sofisticadas e em constante evolução.

Firewalls terceirizados 

Os firewalls avançados possuem recursos mais abrangentes do que o firewall de filtragem de pacotes básico do Windows, como prevenção contra intrusão, VPN e balanceamento de carga. Esses recursos adicionais oferecem uma proteção mais robusta e adaptada a ambientes corporativos, que precisam de uma segurança mais sofisticada contra ameaças complexas.

Em resumo, a segurança de um ambiente Windows deve ser uma preocupação constante para administradores e usuários, visto que o sistema operacional é alvo frequente de ataques cibernéticos. Para garantir a proteção dos dados armazenados e a integridade do servidor, é importante adotar medidas de segurança eficazes, como a configuração correta do firewall, a aplicação de atualizações de segurança, a configuração de usuários, a conscientização dos usuários quanto às medidas de segurança cibernética, a identificação e desativação de serviços desnecessários e a utilização de antivírus não nativos.

Por fim, é essencial que os administradores de ambientes Windows estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas de segurança e sejam proativos na prevenção de ameaças. Com a adoção de medidas de segurança eficazes e o investimento na conscientização dos usuários, é possível minimizar as vulnerabilidades do sistema operacional e proteger a empresa contra possíveis ataques cibernéticos.