Metaverso: o que é? Como funciona?

Thumbnail

Em seus primeiros anos, cientistas e pesquisadores usavam a internet para se comunicar e compartilhar dados uns com os outros. 

Não foi amplamente utilizado e não estava disponível para todos. Foi recebido pela primeira vez com visões céticas, pois muitos não podiam ver as possibilidades ocultas que oferecia.

Mas, gradualmente, prosperou e se tornou um recurso indispensável em nossas atividades diárias. 

Hoje, usamos a internet para quase tudo, e para muitas pessoas seria impossível imaginar a vida sem ela.

Curiosamente, não foi complacente em seu desenvolvimento, mesmo quando as pessoas começaram a ver seus benefícios. 

Em contrapartida, expandiu-se e buscou um desenvolvimento inimaginável graças aos avanços tecnológicos. Uma de suas maximizações tecnológicas é o Metaverso.

Atualmente, o Metaverso é a grande corrida no espaço digital devido às suas possibilidades e objetivos ilimitados. 

O Metaverso está na vanguarda das explorações tecnológicas e digitais, tornando-o atraente para uma variedade de investidores. É um terreno onde tanto o mundo digital quanto o físico podem coexistir e influenciar aspectos vitais da vida cotidiana.

O Facebook e os jogos da Epic estão desenvolvendo tecnologias emergentes para o Metaverso. 

Quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou em outubro de 2021 que a empresa estava expandindo sua adoção do Metaverso e renomeando-se como Meta , questões foram levantadas sobre se o fenômeno resistiria ao teste do tempo. 

Diversos especialistas afirmaram que o Metaverso ainda está muito distante, mas a crescente popularidade do termo fez com que muitas pessoas se perguntassem quais mudanças ou precedentes ele poderia estabelecer.

O que é Metaverso?

Metaverse é uma rede de ambientes digitais simulados com foco principal na conexão social. 

Utiliza mundos virtuais persistentes, blockchain e realidade aumentada para criar espaços de interação online. Isso é facilitado pela internet móvel, bem como pelos fones de ouvido de realidade aumentada e virtual.

Edul Patel, CEO e co-fundador da Mudrex , disse: “Outros recursos importantes, como espaço virtual fisicamente persistente, avatares digitais, realidade virtual e acessibilidade em vários dispositivos alimentam o tema do metaverso”.

Metaverso e a experiência do mundo virtual

No Metaverso, os usuários podem ter uma experiência imersiva na internet ao gerar uma imagem tridimensional que os envolve.

Essa experiência é impossível sem o uso da realidade virtual, um componente-chave do Metaverso, onde os usuários experimentam o digital e o mundo real no mesmo espaço.

Uma experiência imersiva atrai os usuários para um espaço imaginado que lhes permite manipular e se relacionar com seu ambiente. Envolve uma mistura de recursos visuais, tecnologia e som para oferecer mundos extraordinários e envolventes.

Experiências imersivas são como as experiências típicas que você sente durante suas atividades diárias. Alguns deles incluem assistir a um show, fazer uma reunião externa, assistir a um filme, aprender com seus amigos, etc.

Como usar o Metaverse: a experiência imersiva

Experiências imersivas são possíveis através da presença de tecnologias como:

Realidade Virtual (VR)

Ele submerge o usuário em uma replicação digital do mundo físico e permite que ele se relacione com ele. Os conteúdos do mundo digital são artificiais e replicados após os do mundo físico.

Os ambientes de realidade virtual são capturados digitalmente por fotografia e videografia 360º, permitindo que os usuários se coloquem dentro do mundo e vivenciem o momento capturado de um ângulo mais reativo. Essa realidade é habilitada por meio de um fone de ouvido virtual.

Realidade Aumentada (AR)

Combina o mundo real e alguns elementos digitais. Ele utiliza telas de smartphones ou fones de ouvido para aprimorar elementos virtuais no mundo físico. Portanto, os usuários podem utilizar alguns recursos digitais enquanto ainda experimentam o mundo físico.

Realidade Mista (RM)

Como o nome indica, ele integra realidades virtuais e aumentadas para criar uma experiência imersiva impressionante. 

É uma fusão de imagens virtuais e imagens holográficas, e o usuário deve usar óculos personalizados para visualizá-lo.

A visão periférica do usuário é bloqueada em termos de visão enquanto eles se concentram nas revelações digitais diante deles por meio de um fone de ouvido virtual. 

Além disso, o fone de ouvido de realidade virtual reduz o som físico para que os usuários possam se concentrar nos sons do mundo virtual.

A sensação de toque também é aprimorada com o uso de certos acessórios em VR. 

Dessa forma você terá um feedback tátil; portanto, eles podem sentir vibrações quando algo acontece no mundo digital.

O que é Avatar do Metaverso?

Avatares são nossas manifestações digitais e, como eles não podem prosperar fisicamente como nossos corpos, a melhor coisa é deixá-los viver e progredir em seu reino digital.

No entanto, os avatares podem assumir diferentes formas ou formas neste espaço porque são dotados de atributos humanóides, como torsos inferior e superior, membros móveis e um rosto para sinais não-verbais. 

No ambiente do Metaverso, ter um avatar é a única forma de se movimentar e explorar esse lado do mundo digital.

Os avatares funcionam como um ingresso para entrar no Metaverso e podem ser criados por meio de um processo pronto ou básico. 

Para obter uma conexão total com o espaço virtual, você precisa de uma ferramenta como óculos de realidade virtual e outras ferramentas receptivas, que farão você sentir as sensações corporais necessárias para a comunicação.

Como o Metaverso Funcionará?

O futuro do Metaverso evoluirá para um sistema excepcionalmente grande, extremamente aberto e otimizado dinamicamente à medida que os cenários de aplicativos amadurecem. 

O sistema será construído de forma colaborativa por criadores de vários campos, incluindo especialistas em ciberespaço, engenheiros de hardware e usuários comuns, criando uma ampla gama de cenários de aplicativos de realidade virtual. O resultado será um enorme ecossistema de aplicativos digitais.

Metaverso e Sustentabilidade

O Metaverso produz um tremendo impulso para a sustentabilidade, apresentando-nos maneiras novas e muitas vezes mais eficientes de atingir nossos objetivos.

De acordo com Mark Zuckerberg, reduzir os deslocamentos diários beneficiará muito o ecossistema. “Reduzir nossas viagens diárias nos permitirá passar menos tempo presos no trânsito e mais tempo fazendo coisas que importam”, disse ele. “Será benéfico para nossa ecologia.”

“Por exemplo, se você viaja a trabalho e trabalhar no Metaverso significa fazer menos voos por ano, isso é melhor para o meio ambiente do que praticamente qualquer outra coisa que você possa fazer.”

Educação no futuro

O futuro da educação parece ser empolgante. Pode permitir que os alunos testem suas ideias malucas sem desperdiçar recursos ou se expor aos perigos de trabalhar com determinados materiais.

Isso permitirá a criação de gêmeos digitais de tudo, permitindo testar qualquer coisa sem desperdiçar dinheiro ou recursos. 

Desse modo em um futuro não muito distante, as salas de aula do metaverso poderão oferecer praticamente tudo o que uma sala de aula da vida real pode oferecer e muito mais.

Marca do Metaverso e do Consumidor de Varejo

O Metaverso agora oferece uma nova noção para as empresas brincarem, desde os primeiros dias de construção de um site, até a adoção do comércio eletrônico, abertura de perfis de mídia social e até transmissão ao vivo. 

Personagens virtuais, muitas vezes definidos como avatares, têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, apresentando uma variedade de perspectivas comerciais no setor de varejo. 

Muitos clientes hoje exigem uma mistura de experiências na loja e online, e o Metaverso permite que os usuários interajam com marcas e produtos por meio de um avatar personalizado.

Metaverso e a Indústria da Saúde 

A próxima onda no setor de saúde é melhorar os serviços médicos abertos, acessíveis e interoperáveis. Se os dados, serviços e ativos que compõem esses locais virtuais 3D forem fáceis de mover entre redes e plataformas, o Metaverso da saúde estará completo. 

Modelos 3D, avatares digitais, ambientes espaciais e realidade mista são exemplos de classes de ativos que trabalham em conjunto, com seus metadados, para criar pacotes de conteúdo que compõem os componentes essenciais do Metaverso da saúde. 

Jogos, criptomoedas e NFTs

O Metaverso está trazendo uma mudança na narrativa ao incorporar tokens não fungíveis (NFTs) e Criptomoedas para solidificar a economia digital. 

Os usuários podem ter controle total sobre seus ativos digitais no Metaverso. A tecnologia Blockchain fornece confirmação imutável de propriedade que suporta mundos virtuais. 

Dessa forma os usuários podem ter certeza de que as transações são seguras e podem mitigar o risco de possíveis perdas.

A Importância do Metaverso

A importância do Metaverso no mundo é diversa. Entre elas incluem:

Ricas oportunidades

O Metaverso oferece diferentes oportunidades de emprego para impulsionar a economia global. 

Por ser uma replicação digital do mundo físico, os usuários também podem fazer trabalhos semelhantes ao físico, mas digitalizados. 

As oportunidades de emprego incluem designers de casas digitais, gerentes de imóveis virtuais, engenheiros de hardware, coordenadores de eventos, especialistas em segurança cibernética, etc. 

Além disso, quando o Metaverso amadurecer, oportunidades como publicidade digital, eventos digitais e comércio eletrônico serão difíceis de ignorar .

Rede

O Metaverso é uma plataforma importante na área de networking. Os humanos são obrigados a interagir e compartilhar ideias, e o Metaverso visa simplificar isso o máximo possível. 

O Metaverso permite que pessoas afins se conectem e compartilhem ideias para o desenvolvimento e sucesso uns dos outros. Você pode interagir facilmente com quem quiser, com reuniões virtuais avançadas, usando avatares. 

Os seus avatares virtuais são uma representação digital de você e eles funcionarão como você faria em um ambiente físico.

Flexibilidade

O Metaverso oferece muitos benefícios e recursos generosos. Você pode trabalhar e fazer quase tudo o que quiser neste espaço digital. 

As empresas podem utilizar essa tecnologia para promover o trabalho remoto. Poucas mudanças no ambiente de trabalho, pois os trabalhadores desfrutam do mesmo envolvimento e admissão que seus colegas de escritório. 

Além disso, o Metaverso cria muitas dinâmicas para uma variedade de atividades humanas. Por exemplo, você pode viajar para qualquer lugar sem passar pelas formalidades de conseguir uma passagem de avião.

Acessibilidade

Como o Metaverso visa melhorar a integração cultural e a comunicação em todo o mundo, ele será acessível a todos. A capacidade do Metaverso de ser inclusivo o torna uma tecnologia crítica e um investimento lucrativo de tempo e recursos. No entanto, pode ser muito caro.

O Metaverso Substituirá a Internet?

O Metaverso é um mundo digital real onde coisas reais acontecem. Ele vincula inúmeras tendências tecnológicas e sociais significativas. A realidade no Metaverso é possível através do apoio de tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e Realidade Aumentada (AR). 

Essas poderosas tecnologias contribuíram para o estado atual do Metaverso e, é claro, o tornam muito atraente para os especialistas em tecnologia e entusiastas.

O Metaverso pode ser a próxima fase da internet. Ao longo dos anos, a internet passou por uma série de mudanças marcantes que nos auxiliaram com eficiência em inúmeros empreendimentos. Por exemplo, o e-commerce facilitou as atividades comerciais e nem mesmo o setor bancário escapou dessa mudança.

O Metaverso é extremamente importante para o nosso futuro porque moldará e influenciará muitas coisas além da nossa imaginação. Se você duvida dessa revelação, veja o retrato de Mark Zuckerberg do Metaverso como uma “internet incorporada”. 

O Metaverse servirá na mesma posição que a internet atual, mas com uma capacidade maior e mais distinta. Quando isso acontecer, ela poderá gradualmente substituir a internet como a conhecemos e será amplamente aceita.

A mudança é de fato constante, e todos devem passar por ela de uma forma ou de outra.

A tecnologia melhora com o tempo para atender às necessidades das pessoas à medida que elas surgem. O Metaverso é outro produto da evolução tecnológica. Pretende-se construir a partir de onde já operam as aplicações de comunicação e a internet tradicional. 

Ao todo, realizar isso requer conectividade móvel mais robusta, estável e confiável, que pode ser alcançada com tecnologias como 5G.

No entanto, para experimentar esse mundo virtual emergente, você precisa abrir uma conta em plataformas de metaverso como Decentraland ou Sandbox, e precisa configurar uma carteira criptográfica na qual manterá seu token Metaverso. 

Dessa forma você permitirá trocas de moeda fiduciária por criptomoeda. Você pode comprar sua criptomoeda do Metaverso de uma carteira bitcoin, como a Binance, a Coinbase e a Gemini.

Você pode trocar diversas criptomoedas em tokens Metaverse, incluindo Ethereum, moeda Chia ou Bitcoin. Essas informações podem facilitar sua troca por tokens Metaverse.

Se você deseja implantar o seu próprio jogo Metaverse ou mundo virtual, conte com a OPEN Datacenter que tem diversas opções de servidores em nuvem privada que garantirão desempenho, conveniência e flexibilidade.

Além disso, conseguimos entender suas necessidade com nossos consultores e montar um serviço para a sua situação.

Contamos com o melhor suporte humanizado do Brasil.

Os servidores da OPEN Datacenter são a opção perfeita para construir qualquer nova tecnologia virtual.
Fale com um dos nossos consultores.