O Monitoramento e análises de dados no TI, permitem crescimento elevado para a sua empresa.

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Todas as empresas independente da área necessitam de monitoramento e análise de forma contínua, mas na área do TI deve ser ainda mais utilizado, afinal as resoluções precisam ser rápidas e realizadas previamente se possível. 

O setor de TI desempenha um papel central em relação à disponibilização de informações para os demais setores da empresa. 

Ele é fundamental para que possam gerar relatórios, acompanhar o status de suas operações, disponibilizar informações para clientes e outras atividades com as mais diversas funcionalidades. 

É uma das funções do TI garantir que a infraestrutura esteja em ordem, bem como a qualidade das informações armazenadas. 

Tanto o monitoramento quanto a análise de dados é de extrema importância para a gestão do TI, pois essa prática permite que a gestão identifique recursos ociosos, equipamentos desatualizados e outros possíveis problemas que possam impactar o funcionamento adequado da infraestrutura tecnológica da informação. 

O ato de monitorar é manter uma rotina da empresa de acompanhamento de toda a infraestrutura de TI, garantindo a disponibilidade e agilidade. 

Veja mais sobre esse assunto abaixo.

O que é monitoramento de infraestrutura de TI? 

O próprio nome dessa prática é quase autoexplicativo. 

O monitoramento da TI é o processo contínuo de acompanhamento das atividades operadas pela infraestrutura de TI, permitindo a identificação imediata de inatividade inesperada, invasão de rede e saturação de recursos, por exemplo. 

O monitoramento da performance dos recursos tecnológicos é uma tarefa importante para a gestão de TI, pois é por meio dela que são gerados os dados frequentes e os indicadores de performance. 

É por meio desses indicadores que a análise do uso desses recursos são feitas com mais precisão e, consequentemente, deixando o planejamento da gestão de TI mais embasado. 

Toda a infraestrutura de TI necessita de um monitoramento completo realizado de forma cíclica, incluindo hardware, software, redes e instalações. 

Qual a importância do monitoramento do ambiente de TI? 

Levando em conta a importância estratégica que a infraestrutura de TI representa em uma empresa, é fundamental que ela funcione perfeitamente e entregue a melhor performance para os seus usuários. 

Por isso o acompanhamento em tempo integral e sem interrupções é necessário. 

Mas, não se trata apenas de manter os sistemas funcionando, dentre as vantagens de se implementar esse processo, podemos listar melhores resultados para recursos dos financeiros aos humanos.

Redução de custos

O monitoramento de TI resulta na redução de custos em várias frentes. Em princípio, é possível estimar com mais precisão os recursos necessários para desempenhar as funções da empresa, evitando o desperdício e a alocação incorreta desses recursos.

Além disso, o monitoramento permite o melhor planejamento de manutenções e atualizações da infraestrutura de TI, minimizando falhas e interrupções no serviço e evitando reparos emergenciais.

Prevenção de problemas

Manutenções e atualizações em dia evitam falhas nos sistemas e interrupções das atividades da empresa. 

Além disso, a redução do downtime é notável, visto que as equipes estão mais bem preparadas para solucionar qualquer adversidade.

Mais produtividade e eficiência

A fórmula é simples. Com equipamentos dimensionados conforme a demanda da equipe e disponibilidade dos recursos tecnológicos, o trabalho flui. As respostas são mais rápidas e os resultados de negócios melhores.

Ao tratarmos especificamente o time de TI, mais uma vantagem. O monitoramento diminui as demandas de “apagar incêndios”, otimizando o tempo da equipe e permitindo maior foco nas atividades estratégicas da empresa.

Ciclo de vida otimizado

O monitoramento do ambiente de TI proporciona melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos e, ainda, sua conservação mais apropriada. Para a empresa, isso resulta no aumento da vida útil dos ativos de TI e na otimização do seu ciclo de vida.

Por fim, o processo já é meio caminho andado para uma gestão dos ativos de TI mais estratégica e eficiente.

Quais são os tipos de monitoramento?

Existem vários modelos de monitoramento de TI, que devem ser estudados para selecionar a melhor opção para a sua empresa. Apresentamos três mais comuns para o acompanhamento de softwares.

Simples

Esse tipo de monitoramento acontece sem um agente, e, por sua simplicidade e limitação, é menos utilizado. 

Seu funcionamento acontece por meio de um sinal, chamado de ping, que significa a resposta positiva para a execução de um serviço ou processo. O retorno positivo é registrado como 1 e, em caso negativo, 0.

Agentes

Nesse caso, um agente do software é instalado no sistema para coletar métricas, dados, memória e outros itens. 

Esse tipo de monitoramento permite uma grande personalização usando scripts complexos, o que a torna interessante para as empresas com demandas mais específicas.

SNMP

O Simple Network Management Protocol usa uma linguagem comum a vários sistemas operacionais e ativos, sendo mais interessante para empresas com diferentes fornecedores. 

Esse tipo de monitoramento segue o modelo de gerência OSI, designando um ou mais gerentes para as informações de todos os outros ativos.

Como fazer um bom monitoramento de TI na empresa?

O monitoramento é um dos processos da gestão de TI, que deve ser feita de forma estratégica, visando otimizar o desempenho da infraestrutura disponível. Independente de assumir o monitoramento com a TI da empresa ou ter um parceiro, é preciso seguir alguns passos básicos.

Definição das métricas

O primeiro passo é definir quais são as métricas relevantes para serem monitoradas.

Nessa etapa, é preciso levar em conta as prioridades de acompanhamento, considerando quais são as tecnologias críticas para as operações da empresa.

Em geral, o objetivo da coleta dos dados será avaliar os pontos fortes e fracos da TI, criando estratégias e ações para corrigir ou amenizar as fragilidades. 

Para isso, é importante saber se suas métricas serão voltadas para a identificação de oportunidades ou incertezas, nível de produtividade, detecção de falhas ou outro objetivo, segundo a estratégia de negócio adotada.

Gerenciamento das configurações

Uma vez definidas as métricas, é hora de configurar os métodos de monitoramento e, de fato, iniciar a coleta dos dados. 

Nessa etapa, é necessário ter atenção à segurança da informação, evitando o vazamento de dados sensíveis e assegurando a sua proteção.

Também é bom lembrar que não se pode parar, bloquear ou atrasar as atividades de rotina da empresa para que o monitoramento aconteça. Afinal, o objetivo é otimizar o desempenho e não piorá-lo.

Documentação e relatórios

Além da análise dos dados, a geração de relatórios para acompanhamento é indispensável para garantir a progressão do processo e padronizar ações e estratégias, além de facilitar o acesso a análises e soluções anteriores.

O ideal é que se use um software apropriado para agilizar e evitar falhas no processo de documentação e para o registro e análise dos dados. O uso das ferramentas adequadas otimiza o processo e fornece resultados mais assertivos para o monitoramento de TI.

Esses são os passos para a realização de um monitoramento da empresa ainda se faz necessário o processo de análise de dados de forma contínua. 

Veja mais sobre a análise de dados no artigo. 

O que é análise de dados? 

A análise de dados (ou data analytics) é uma disciplina focada em extrair insights de dados.  Compreende os processos, ferramentas e técnicas de análise e gerenciamento de dados, incluindo a coleta, organização e armazenamento de dados. 

A análise de dados tem como objetivo principal de aplicar análises estatísticas e tecnologias nos dados para encontrar tendências e resolver problemas.  

Em todas as empresas se tornaram cada vez mais necessárias a busca por moldar os processos e encontrar meios de analisar os dados sempre buscando a melhoria e tomada de decisões. 

Quais são os quatro tipos de análise de dados? 

A análise de dados pode ser dividido em quatro tipos: análise descritiva, que tenta descrever o que aconteceu em um determinado momento; análise de diagnóstico, que avalia por que algo aconteceu; análise preditiva, que verifica a probabilidade de algo acontecer no futuro; e análise prescritiva, que fornece recomendações de ações a serem tomadas para alcançar um resultado desejado. 

Análise descritiva 

Utiliza dados históricos e atuais de várias fontes para descrever o estado atual ou um estado histórico especificado, identificando padrões. 

Na análise de negócios, esse é o escopo da inteligência de negócios. 

Análise de diagnóstico

Na análise de diagnóstico usa-se dados para descobrir os fatores ou razões para o desempenho passado.

Análise preditiva

Consiste na aplicação de técnicas como modelagem estatística, previsão e machine learning para a produção de análises descritivas e de diagnóstico para fazer previsões sobre resultados futuros. 

A análise preditiva é frequentemente considerada um tipo de “análise avançada” e frequentemente depende de machine learning e/ou deep learning.

Análise prescritiva 

Trata-se de um tipo de análise que envolve a aplicação de testes e outras técnicas para recomendar soluções específicas que fornecerão os resultados desejados. 

Nos negócios, a análise preditiva usa machine learning, regras de negócio e algoritmos.

Métodos e técnicas de análise de dados

Os analistas de dados usam vários métodos e técnicas para analisar dados. De acordo com Emily Stevens, Editora-Gerente da CareerFoundry, sete dos mais populares incluem:

Análise de Regressão

A análise de regressão é um conjunto de processos estatísticos usados para estimar as relações entre variáveis para determinar como as mudanças em uma ou mais variáveis podem afetar outras. Por exemplo, como os gastos com mídia social podem afetar as vendas?

Simulação de Monte Carlo

De acordo com a Investopedia, “as simulações de Monte Carlo são usadas para modelar a probabilidade de diferentes resultados em um processo que não pode ser facilmente previsto devido à intervenção de variáveis aleatórias”. É frequentemente usado para análise de risco.

Análise Fatorial

A análise fatorial é um método estatístico para pegar um grande conjunto de dados e reduzi-lo a um conjunto menor e mais gerenciável. Isso tem o benefício adicional de muitas vezes descobrir padrões ocultos. 

Em um ambiente de negócios, a análise fatorial é frequentemente usada para explorar coisas como a fidelidade do cliente.

Análise de Coorte

A análise de coorte é usada para dividir um conjunto de dados em grupos que compartilham características comuns, ou coortes, para análise. Isso geralmente é usado para entender os segmentos de clientes.

Análise de Cluster

StatisticsSolutions define análise de cluster [ou análise de agrupamento] como “uma classe de técnicas que são usadas para classificar objetos ou casos em grupos relativos chamados clusters”. 

Ele pode ser usado para revelar estruturas em dados – as seguradoras podem usar a análise de cluster para investigar por que certos locais estão associados a reivindicações de seguros específicas, por exemplo.

Análise de Séries Temporais

A StatisticsSolutions define a análise de séries temporais como “uma técnica estatística que lida com dados de séries temporais, ou análise de tendências. 

Dados de séries temporais significam que os dados estão em uma série de períodos ou intervalos de tempo específicos”. 

A análise de séries temporais pode ser usada para identificar tendências e ciclos ao longo do tempo, por exemplo, números de vendas semanais. 

É frequentemente usado para previsão econômica e de vendas.

Análise de Sentimentos 

A análise de sentimentos usa ferramentas como processamento de linguagem natural, análise de texto, linguística computacional e assim por diante, para entender os sentimentos expressos nos dados. 

Enquanto os seis métodos anteriores buscam analisar dados quantitativos (dados que podem ser medidos), a análise de sentimentos busca interpretar e classificar dados qualitativos organizando-os em temas. 

Geralmente é usado para entender como os clientes se sentem em relação a uma marca, produto ou serviço.

Vantagens da análise de dados

Em todos os processos em uma empresa há as suas vantagens e como demonstramos acima a análise e monitoramento devem estar sempre em conjunto, principalmente na área de TI. 

Veja as principais vantagens de manter uma análise de dados em sua empresa. 

Disponibilidade da infraestrutura 

Por meio do acompanhamento da infraestrutura disponível, o setor de TI deve estar atento às informações como: 

  • Uso de disco nos servidores
  • Quantidade de usuários logados nos sistemas
  • Tempo de resposta a aquisições
  • Velocidade para o envio de arquivos na rede

Manter o registro de informações como as informadas acima  confere à gestão de TI maior embasamento para administrar os recursos e assim mantê-los conforme as necessidades da empresa. 

É por meio de dados que a TI pode controlar o nível de acesso conforme as funções desempenhadas por profissionais; Checar a necessidade de atualização de sistemas, aquisição de licenças; reconfigurar ou até mesmo excluir sistemas que estejam consumindo espaço em disco e memória em demasia. 

Ferramentas para comunicação entre departamentos e com o cliente online e funcionais 

É importante que ocorra a comunicação entre os diferentes departamentos da empresa e como os agentes externos como clientes e fornecedores é feita predominantemente por meio de recursos gerenciados pela TI, que deve estar atenta aos fatores como: disponibilidade de serviços de e-mail; serviços de mensagem instantânea; serviços de telefonia; sistemas que indicam o andamento de processos como dashboards. 

Para a verificação da disponibilidade desses recursos a gestão de TI deve monitorar informações como: 

  • Espaço em disco rígido nos servidores de e-mail e naqueles onde estão instalados os serviços para troca de mensagens. Como pode haver envios constantes de arquivos de texto, apresentações, imagens e outros tipos de mídia, pode haver rápido comprometimento do espaço em disco.
  • Serviços fornecidos por terceiros como provedores de internet e telefonia. Monitorar constantemente se o uso dos recursos corresponde com o contratado, bem como se eles estão cumprindo devidamente os acordos de nível de serviço. 
  • Funcionamento das API´s e sistemas web utilizados para disponibilizar informações para clientes e fornecedores.

Uso de dados para manter a qualidade dos serviços de TI 

A equipe de TI deve disponibilizar para os demais departamentos estrutura física e software. Assim, coletar e analisar dados que indicam o uso dessa complexa estrutura passa a desempenhar um papel-chave para fornecer um serviço de qualidade para os departamentos da empresa e agentes externos. 

Para a validação do serviço que a TI fornece se dá por meio de métricas como tempo de resposta às requisições e quantidade de recursos alocados versus a demanda que seu uso impõe.  

Elas indicam se a estrutura será suficiente, e antecipar as necessidades geradas pelo uso dos recursos tecnológicos é muito importante para manter a TI em sintonia com a estratégia de negócios da empresa. 

Uma das principais formas é utilizar ferramentas para auxiliar na análise e contar com bons profissionais nesta área.

Conclusão

De forma resumida é necessário para toda e qualquer empresa a manutenção de uma estrutura de monitoramento e análise de dados a fim de melhorar e trazer maiores resultados para a empresa.

Além de que essa análise e monitoramento permite uma solução preventiva, o que diminui os custos quando o problema aparece. 

Aqui na OPEN DATACENTER realizamos estratégias constantes de monitoramento e análises de dados e isso faz com que os nossos clientes não tenham tantos problemas com seus servidores.

Sendo assim, fica a orientação de buscar os nossos especialistas e contar com a qualidade dos nossos serviços e na busca contínua de melhoria dos seus sistemas.