O que é o quadrante mágico Gartner e como ele pode ajudar na tomada de decisões.

Thumbnail

O Quadrante Mágico do Gartner é um excelente auxílio para a tomada de decisões eficientes e claras pensando na melhoria do negócio.  

Mas, antes de conhecer o Quadrante é importante que você conheça um pouco sobre a empresa e sua forma de atuação. 

A Gartner Group foi criada por Gideon Gartner, no final da década de 70. Adotou um modelo B2B, a companhia teve seu público-alvo definido de forma bem clara: Executivos do setor de tecnologia. 

O foco da empresa foi atender diretores de marketing, TI e distribuição. 

O que é o quadrante mágico Gartner?

O quadrante mágico Gartner é o levantamento dos principais líderes de mercado no seu segmento, ele visa mostrar de forma gráfica em um quadrante os 24 agentes que se destacaram no mercado naquele ano, divididos em quatro categorias, sendo elas: líderes, visionários, competidores de nicho e as desafiantes.

Sendo assim, facilita para que os profissionais tomem decisões com maior clareza, de modo a impulsionar os negócios da empresa. 

Como funciona o quadrante mágico do Gartner?

A análise do quadrante é bem simples, ele trabalha com dois eixos. O eixo horizontal, representado pela letra X, mostra a abrangência da visão da companhia em relação ao mercado de tecnologia. Para definir o posicionamento são utilizados 8 critérios:

  • Entendimento do mercado: habilidade da empresa de entender as necessidades do cliente e oferecer soluções adequadas;
  • Estratégia de marketing: eficiência dos esforços de comunicação da empresa, tanto offline quanto online;
  • Estratégia de vendas: as práticas adotadas pela empresa para desenvolver uma base de consumidores;
  • Estratégia de abordagem: as técnicas utilizadas pela companhia para possibilitar a distribuição e desenvolvimento de um produto;
  • Modelo de negócios: a eficácia e consistência da proposta do negócio para dominar uma parcela do mercado;
  • Estratégia de indústria: a habilidade do negócio em satisfazer as necessidades de nichos específicos do mercado;
  • Inovação: nível de investimento e expertise em soluções que possibilitem a criação de vantagens competitivas;
  • Estratégica geográfica: habilidade do negócio em satisfazer as necessidades de regiões geográficas importantes para o mercado.

O eixo vertical, que utiliza a letra Y, indica a capacidade de execução da empresa. Para posicionar cada nome, o Gartner emprega mais 7 critério:

  • Produtos e serviços: qualidade, funcionalidades e nível de diferenciação do mix de produtos e serviços oferecidos;
  • Viabilidade: relação entre os custos envolvidos nas operações e a sustentabilidade financeira apresentada pela empresa;
  • Vendas e precificação: habilidade da empresa para encontrar estratégias eficientes de venda, incluindo a eficácia da precificação;
  • Responsividade ao mercado: capacidade do negócio de se adaptar às diferentes situações apresentadas pelo mercado;
  • Execução de marketing: a qualidade, criatividade e efetividade da empresa em comunicar sua mensagem ao consumidor;
  • Experiência do consumidor: o nível de satisfação do consumidor em relação ao serviço oferecido pela marca;
  • Operações: a habilidade da empresa em atingir suas metas e objetivos.

Uma vez que os players são avaliados pelos critérios e posicionadas no gráfico, é possível observar a separação nos 4 quadrantes apresentados anteriormente: líderes, visionários, competidores de nicho e desafiantes.

O significado de cada quadrante

Líderes

Esse é o quadrante ambicionado por todos. Só entram nele as empresas que demonstram uma sólida compreensão das necessidades do mercado e que honram o compromisso de impulsionar o sucesso do cliente. Além disso, elas precisam apresentar um modelo comercial atrativo, claro e sustentável.

 

Visionários

As empresas caracterizadas como visionárias apresentam uma visão de desenvolvimento no mercado compatível com os critérios da Gartner. Ainda assim, elas apresentam dificuldades em executar essa abordagem.

 

Competidores de nicho

Os competidores de nicho são as organizações que apresentam resultados excelentes em um nicho específico, mas mostram limitações para atuar em uma abrangência mais ampla. A falta de profundidade e inovação dificulta que essas empresas superem outros integrantes do mercado.

 

Desafiantes

Os nomes incluídos no quadrante de desafiantes são caracterizados pela capacidade de executar suas estratégias. Contudo, eles não contam com um planejamento capaz de manter uma proposta de valor para os seus clientes.

Como o quadrante mágico Gartner pode apoiar na tomada de decisões?

O quadrante mágico do Gartner oferece uma visão 360 dos principais players e soluções do mercado de tecnologia, o intuito é trazer uma camada de apoio aos gestores na hora da escolha de soluções, sendo assim, trazendo assertividade e abrangência na tomada de decisões.

Qual a importância do quadrante Gartner para o seu negócio? 

Para o sucesso de uma empresa no mercado é necessário que sejam tomadas decisões pelas pessoas que conduzem a empresa. A qualidade e a experiência de cada profissional é um dos fatores mais importantes nesse processo, mas não funciona sem uma análise clara, detalhada e baseada em dados. 

O quadrante mágico do Gartner é fundamental para embasar as tomadas de decisão em informações relevantes. Por meio da análise do quadrante é possível identificar oportunidades para sua empresa e até práticas que podem ser consideradas ameaças. 

Sendo assim, podemos compreender que o quadrante é uma ferramenta necessária para a tomada de decisões estratégicas. Contudo, algumas precauções são necessárias. 

Sempre verifique se o gráfico é do ano vigente, caso contrário você vai se basear em dados desatualizados.

Além disso, é necessário que você foque a sua atenção no mercado em que você está inserido. O quadrante mágico do Gartner é uma pesquisa realizada a nível global, logo, você deve filtrar as informações e ficar atento apenas àquelas que tenham alguma relevância para sua empresa. 

Portanto utilizar o quadrante mágico Gartner auxilia na escolha de diversas ações necessárias para os gestores. 

Se você é gestor deve fazer o uso dessa ferramenta para auxiliar e acelerar os processos de tomadas de decisões. 

Aqui na OPEN DATACENTER lidamos sempre com diversas decisões e é importante sempre se integrar nas soluções que funcionam e atualizam o nosso negócio. 

Nós trabalhamos com sistemas em nuvem e todos os nossos diretores têm pleno conhecimento sobre a importância de tomar boas decisões, portanto, se você deseja serviços que tenham respaldo de decisões inteligentes e pensadas para melhor o seu negócio, conte conosco. 

Se a sua empresa ainda não tem os dados e servidores na nuvem esta é uma excelente oportunidade de conhecer uma tecnologia capaz de aumentar a performance e reduzir os custos do seu negócio. 

Fale com um dos nossos especialistas e conheça a OPEN DATACENTER.