Perspectivas e inovações no desenvolvimento de data centers no Brasil.

Thumbnail

Diante do aumento exponencial do uso de tecnologias, o Brasil assiste a um significativo crescimento no desenvolvimento de data centers em todo o país. 

Empresas de diversos setores passaram a depender ainda mais da internet e de ferramentas tecnológicas para manter suas operações em funcionamento, impulsionando a necessidade de armazenamento de dados e segurança das informações. 

Neste cenário, a busca por tecnologias mais avançadas para garantir a segurança e o armazenamento de dados se tornou uma prioridade para muitas empresas.

Cenário da Nuvem

Nos últimos anos, o Brasil tem visto um crescimento significativo no desenvolvimento de data centers em todo o país. Isso se deve, na maioria, ao aumento do uso da tecnologia e da necessidade de armazenamento de dados.

Além disso, a pandemia de Covid-19 também impulsionou a demanda por data centers, uma vez que muitas empresas passaram a trabalhar remotamente e a depender ainda mais da internet para suas operações.

Através do desenvolvimento de data centers no Brasil, muitas empresas têm buscado investir em tecnologias mais avançadas para garantir a segurança e o armazenamento de seus dados. 

ENTREVISTA COM WENDELL

Para entender melhor o desenvolvimento dos data centers no Brasil e as perspectivas para o setor, conversamos com o Líder de Projetos da OPEN DATACENTER, que nos concedeu uma entrevista exclusiva. 

Durante a conversa, abordamos temas como os diferenciais da OPEN, as soluções mais inovadoras em uso atualmente e as perspectivas para o futuro.

Confira a entrevista completa com nosso Líder de Projetos!

Qual o seu nome? Idade? 

Wendell S. Bandeira, 39 anos! 

Como você conheceu a OPEN DATACENTER? 

Um amigo falava muito sobre a OPEN DATACENTER

Qual a sua função na OPEN DATACENTER? 

Líder de Projetos

Qual seria o maior diferencial dos serviços da OPEN?

Com certeza a flexibilidade e proximidade nos atendimentos e desenvolvimento de novos projetos para parceiros e clientes. Como sabemos é de praxe o mercado criar as caixinhas de soluções prontas e automatizar ao máximo, além de considerarmos e enxergarmos valor desses itens, nos desenvolvemos para captar dificuldades de todos os tipos e assim desenvolver soluções inteligentes. 

Qual a sua expectativa para a OPEN em 2023? 

Continuidade no plano de crescimento que é agressivo e viável com tem se provado a cada novo patamar que alcançamos.

Como você enxerga a OPEN daqui a 5 anos? 

Referência Nacional e com notação internacional em serviços de Cloud Computing. Não se trata de uma visão ilusória, mas sim, constatação histórica dos últimos anos nos objetivos alcançados e a forte demanda do mercado

Por que você acha que as empresas ainda não têm os seus servidores em nuvem?

Embora a computação em nuvem ofereça muitos benefícios, como escalabilidade, flexibilidade e economia de custos, há ainda alguns desafios que podem impedir a adoção da tecnologia por algumas empresas e organizações. Alguns desses desafios incluem: 

Segurança: a segurança dos dados é uma das principais preocupações dos usuários de nuvem. Muitas empresas hesitam em mover seus dados para a nuvem devido ao risco de violações de segurança e perda de controle sobre seus dados. 

Conformidade: algumas empresas operam em setores altamente regulamentados, como saúde e finanças, e precisam garantir que estão conforme as regulamentações de privacidade e segurança de dados. A nuvem pode não ser adequada para todas as necessidades de conformidade. 

Disponibilidade: a dependência da nuvem pode ser um desafio para algumas empresas. Se houver uma interrupção do serviço de nuvem, isso pode afetar significativamente a capacidade da empresa de operar. 

Migração: migrar os sistemas existentes para a nuvem pode ser um processo complexo e demorado. Algumas empresas podem não estar dispostas a investir o tempo e os recursos necessários para fazer a transição para a nuvem.

A partir da sua visão de mercado, como nossos serviços e arquitetura podem auxiliar na entrega de melhores resultados?

Serviços da OPEN DATACENTER são desenhados para entregar o que há de melhor no serviço em nuvens, buscando sempre alta disponibilidade e aplicações com saúde adequadas para atendimento de seus usuários, sempre removendo a complexidade.

Pode deixar uma mensagem ao leitor no nosso blog?

Cloud Computing começou a ganhar destaque no Brasil por volta de 2010, e desde então, já se passaram 13 anos e está cada vez mais consolidada como solução completa para empresas e não há nada que desacelere essa mudança, pois é inevitável. O mercado de nuvem no país continua a crescer e é esperado que continue a ser um importante impulsionador da inovação e transformação digital no futuro.