Servidor dedicado ou compartilhado? Qual o melhor?

Thumbnail

Escolher entre um servidor dedicado ou um servidor compartilhado é uma decisão que precisa ser ponderada e pensada para cada situação.

Dependendo do momento e do capital disponível você escolhe um ou outro, mas ainda assim é necessário que você saiba o que é cada um dos servidores e quais as suas vantagens e desvantagens. 

Além de poder identificar sempre a melhor opção para o seu negócio. 

A fim de solucionar essas pequenas dúvidas que surgem, decidimos explicar com clareza essas diferenças e mostrar qual é a melhor opção.

Por isso, leia o artigo completo para compreender em detalhes.

O que é um servidor dedicado?

Um servidor dedicado é um modelo de servidor que é totalmente exclusivo para o cliente, podendo ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas, ou até mesmo por desenvolvedores Web. 

Trata-se de um servidor que será controlado pela sua empresa e conta com o auxílio da provedora de serviços. 

Isso significa que existe a garantia de customização total das necessidades, desde o espaço de armazenamento até o tamanho de memória RAM e a velocidade de processamento.

O que é um servidor compartilhado?

Um servidor compartilhado como o próprio nome diz é um tipo de servidor que será divido com mais pessoas, ou seja, é um servidor que não permite a personalização. 

É um servidor que hospeda diversas máquinas virtuais de empresas diferentes numa mesma máquina física. dessa forma, elas também conseguem dividir os custos. 

Embora seja compartilhado, cada empresa tem a sua parte da máquina onde cada empresa gerencia a sua. 

Geralmente é utilizada por pequenas empresas e por iniciantes que desejam ter um custo menor.

O que diferencia um servidor compartilhado de um servidor dedicado?

Para exemplificar o que dissemos mais acima, resolvemos trazer comparações entre os dois tipos de servidores que falamos aqui neste artigo, portanto, veja as principais diferenças. 

Servidor DedicadoServidor Compartilhado
Maiores recursos de armazenamento e processamento de dadosRecursos de armazenamento e processamento de dados limitado.
Maior desempenho e performance para as aplicações e websites, gerando mais estabilidade, velocidade, segurança, etc. Desempenho e performance para aplicações limitado. 
Possibilidade de personalizaçãoPersonalizações limitadas

Estas são as principais diferenças de um servidor dedicado e um servidor compartilhado. 

De forma resumida entendemos que o servidor compartilhado é basicamente uma contratação de uma nuvem pública onde você tem a divisão do espaço com outras empresas. 

Já o servidor dedicado está sendo mais voltado para a nuvem privada que serve como uma personalização para as aplicações e sistemas ficarem da maneira que você deseja.

Qual dos servidores é a melhor escolha?

Pensando em tudo que falamos até aqui será mais simples de você identificar os motivos de escolher uma das duas opções. 

Se você buscar aqui nos nossos artigos ainda irá encontrar motivos para escolher um servidor dedicado e também onde procurar uma provedora de serviços em nuvem

Antes de escolher a melhor opção é ideal que você leve em consideração as opções disponíveis, momento da sua empresa, qualificações necessárias e qual data center hospedará seus sistemas na nuvem. 

É importante lembrar que todos os pontos devem ser analisados, mas a maioria dos profissionais que desejam ter praticidade e personalização optam por ter um servidor dedicado. 

Conclusão

Em resumo podemos entender que a escolha depende mais da análise feita pelos profissionais de TI da sua empresa e averiguar se realmente é a melhor opção. 

Quanto a escolha da provedora de serviços em nuvem a OPEN DATACENTER é uma das melhores, fornecendo hospedagem de servidores dedicados e especializada em sistemas em nuvem. 

Os nossos servidores dedicados podem trazer maior desempenho, personalização, praticidade e elevar os seus negócios com tecnologia. 

Descomplique o gerenciamento do servidor dedicado com a OPEN DATACENTER. Fale com um especialista e conheça nossos serviços.