Tendências de tecnologia em 2023

Thumbnail

Neste novo ano podemos esperar grandes mudanças na área tecnológica, afinal a evolução não para e precisamos conhecer tudo que mudou e o que podemos esperar daqui para frente.

As tendências dizem respeito a uma visão sobre o futuro das organizações e o mercado em relação a fatores como automação e sustentabilidade. 

Se tratando de tudo que será assunto neste ano, podemos destacar os seguintes assuntos:

1º tendência: IA – Inteligência Artificial

Uma grande tendência para o ano de 2023 que continua a ganhar es´paço é a expansão de ferramentas de integração, sobretudo as que incluem a inteligência artificial, com o avanço de soluções de inteligência artificial adaptável e generativa. 

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey, a adoção da Inteligência Artificial segue como um campo em destaque nos orçamentos de inovação e de experiência dos usuários, com nada menos do que dois terços dos participantes da pesquisa afirmando que os investimentos de suas empresa nesse segmento irão aumentar nos próximos três anos.

Como resultado da maior adoção da Inteligência artificial, devemos ver uma ampla gama de soluções ganhando tração no mercado como: chatbots, assistentes virtuais, ferramentas automatizadas e muitos outros.

Em diversos locais a IA será uma realidade. trazendo a IA sem código, com interfaces de fácil utilização para arrastar e soltar, permitindo assim que qualquer empresa aproveite seu poder para criar produtos e serviços mais inteligentes.

Um exemplo que podemos ver essa tendência sendo utilizada é na Stitch Fix que usa algoritmos habilitados para IA para recomendar roupas para seus clientes que correspondam a seus tamanhos e gostos.

A Inteligência Artificial também irá aumentar quase todos os trabalhos em todos os processos de negócios nos mais diversos setores. 

Varejistas usarão a IA para gerenciar e automatizar os seus processos de gerenciamento de estoque que ocorrem nos bastidores, portanto, tendencias de conveniência como comprar on-line e retirar na loja(BOPIS), e comprar on-line e devolver na loja(BORIS), passara á ser padrão.

A IA também será um motor por trás das mais novas iniciativas de entrega autônoma que os varejistas estão testando e implementando.

Dessa forma, conseguimos ver que a Inteligência Artificial ainda está em alta e pretende ficar em alta por um longo período.

2º tendência: Partes do Metaverso sendo reais

O termo metaverso vêm sendo bastante utilizado nas redes sociais, desde a divulgação dessa evolução tecnológica, mas ele se tornou um atalho para a internet de forma imersiva, onde poderemos trabalhar, jogar e socializar em uma plataforma persistente. 

Especialistas ´preveem que o metaverso adicionar U$$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões) à economia global até 2030, e 2023 será o ano que vai definir a direção do metaverso para a próxima década.

Com as tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) avançando na é um possibilidade maior de entrega dentro do metaverso.

A Microsoft e a Nvidia já estão desenvolvendo plataformas de metaverso para a colaboração em projetos digitais. 

Veremos uma tecnologia de avatares mais avançada neste período de ano novo, afinal é por meio de um avatar que projetamos a nossa presença no metaverso. 

Conseguimos perceber também que há um desenvolvimento de avatares autônomos habilitados para Ia que podem atuar como nossos representantes no metaverso, mesmo que não estejamos conectados ao mundo digital.

Dessa forma podemos ver que partes de tecnologias que serão utilizadas no metaverso estão ficando cada vez mais atualizadas e prontas para se adequar a uma nova realidade.

3º tendência: União de mundo digital e físico

Há medida que vemos uma ponte emergente entre os mundos digitais e físicos, essas tendências continuarão a crescer em 2023. Há dois componentes nessa fusão:  tecnologia digital gêmea e impressão 3D. 

Os gêmeos digitais são as simulações virtuais de processos, operações ou produtos do mundo real que podem ser utilizados para testar novas ideias em um ambiente digital seguro. Engenheiros e Designers estão usando gêmeos digitais para recriar objetos físicos dentro de mundos virtuais, para que possam testar em todas as condições concebíveis sem os altos custos dos experimentos da vida real. 

No ano de 2023 veremos ainda mais gêmeos digitais, de fábricas a máquinas, carros e assistência médica de precisão. 

Após os testes no mundo virtual, os engenheiros e designes podem ajustar e editar componentes e criá-los na realidade usando a tecnologia da impressão 3D. 

Esse avanço na tecnologia ainda permite a melhoria do meio ambiente e menor gasto com teste de equipamentos e desenvolvimento de novos produtos.

4º tendência: Rede 5G

Em 2022 a chegada do 5G marcou estreia no Brasil, a tecnologia está disponível nas principais cidades, mas ainda de forma restritiva. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Ericsson ConsumerLab mostrou as expectativas dos brasileiros em relação à quinta geração da banda larga móvel para o ano de 2023. 

O avanço na entrega da tecnologia em mais cidades brasileiras vai permitir que todos possam acessar de forma acelerada e melhorem a velocidade de informações. 

A quinta geração da internet oferece alta velocidade na transmissão de dados, novas aplicações e uma nova transformação na tecnologia. 

Essa tecnologia é uma tenência que pode impactar a forma com as empresas trabalham e acelerando seus processos.

A realidade dessa mudança impacta a vida de diversas pessoas, afinal é mais uma aceleração na internet móvel.

5º tendência: Nuvem Privada

Segundo as principais pesquisas do mercado um dos eixos de avanço em 2023 é a computação em nuvem privada.

Pode não parecer uma novidade para muitos, mas é um campo que está em plena transformação, crescimento e evolução. 

à medida que as organizações caminham rumo a modelos orientados por dados, com equipes fisicamente distantes, o ambiente para sustentar e agilizar os processos de negócios se tornando um elemento ainda mais estratégico. E neste cenário que aplicações baseadas na computação em nuvem se tornam essenciais. 

De acordo com pesquisas da Gartner, a maior parte dos gastos com tecnologia neste novo ano será em soluções cloud. 

A grande vertical com maior crescimento na indústria de nuvem em 2023será a área de Infraestrutura como Serviço(IaaS), com quase 30% de aumento. A explicação está na expansão do universo hibrido que amplia, por sua vez, a necessidade de escalar ou equacionar as aplicações com maior elasticidade e melhor relação de custo-beneficio.

Conclusão

Essas são as principais tendência para os próximos 12 messes do ano de 2023, mas devemos ressaltar que a maioria deles ainda necessita de uma capacidade maior de processamento e armazenamento de dados o que somente a nuvem pode fazer para a sua necessidade.

Portanto, lembramos que você deve estar sempre atento as novas tecnologias e utilizar cada uma delas para acelerar os seus resultados e auxiliar na melhoria da sua empresa ou do seu negócio.

Nós trabalhamos com tecnologias de Nuvem Privada para todas as empresas que necessitam, essa é uma forma de acelerar a sua transformação digital.

Comece o seu 2023 mudando a forma de trabalho e optando por uma migração dos seus sistemas para a nuvem privada.

Fale com um dos nossos especialistas e conte com a OPEN DATACENTER.