Cancel Preloader

Data Center no exterior ou no Brasil. Qual a diferença?

banner-saas-header

Com a globalização todos temos mais opções de serviços disponíveis. Isso também é visto na utilização de Data Centers. Vários players no mercado oferecem infraestrutura tanto no Brasil quanto no exterior. Neste artigo falamos sobre a diferença de se contratar um serviço de infraestrutura no exterior ou no Brasil.

Custo

Os Data Centers construídos nos Estados Unidos quando comparados aos Data Centers brasileiros possuem um custo bem mais baixo. Os equipamentos no Brasil em geral já possuem um custo maior que no exterior, portanto com a construção e manutenção de Data Centers não é diferente. Por esses motivos os valores desses serviços se tornam ligeiramente maiores no Brasil quando comparado aos Estados Unidos.

Latência

O que é latência?

Basicamente, a latência é o tempo que um pacote de dados demora para ir de um ponto a outro. Ou seja, é o atraso na troca de informações.

Quando você realiza uma comunicação dentro da rede ou internet, essa informação precisa “viajar” da origem até o destino. Esse tempo é chamado de latência.

A latência realmente interfere no bom funcionamento do meu sistema?

A resposta pra essa pergunta é: depende!

Essa questão irá depender do que você realmente está utilizando. Um servidor mais longe geograficamente irá ter uma latência maior que um servidor próximo a você. Porém, essa diferença de latência é casa dos milisegundos. Portanto, dependendo do seu trabalho essa pequena espera simplesmente não irá fazer diferença.

Os principais casos que necessitam de uma latência realmente baixa é na utilização de streaming e jogos. O restante das aplicações praticamente não sofrem interferência, não é perceptível.

Qualidade do Serviço

A infraestrutura americana com certeza é melhor que a brasileira. As empresas que fornecem internet nos Estados Unidos são mais confiáveis, profissionais e possuem um acervo de equipamentos muito melhor. A garantia de 99% de uptime se torna muito mais confiável em data centers do exterior que os brasileiros.

Data Centers da Open Data Center

Buscando resolver todas as questões levantadas nesse artigo. A Open Data Center possui data centers no exterior e também no Brasil.

  • Austin, TX – Estados Unidos
  • Raleigh, NC – Estados Unidos
  • Curitiba, PR – Brasil

Confira nossa linha de Servidores Dedicados, Servidores VPS e Backup em Nuvem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *