Cancel Preloader

O que é Replicação Geográfica

Você sabe o que é a Replicação Geográfica?

A replicação geográfica é o recurso que permite que você replique todos os dados de um determinado local ou data center para outro local distante geograficamente. Além disso, a forma como toda essa comunicação e gestão é configurada, permite que os dados se recuperem de desastres de forma rápida e precisa.

Os dados das empresas são extremamente valiosos, portanto toda forma de protegê-los é válida.

Todo esse sistema de replicação é monitorado de forma contínua e automática. Não é um procedimento simples, portanto profissionais capacitados devem cuidar e gerenciar esse tipo de replicação.

Proteção contra desastres

Caso aconteça algum desastre natural ou criminoso no local do Data Center, todos os dados estarão protegidos. Uma vez que, a replicação dos dados foram feitas em outro Data Center distante geograficamente. No caso de terremotos, incêndios, enchentes ou tsunamis, os dados continuarão seguros.

Alta Disponibilidade

A contingência na disponibilidade dos dados permite uma confiabilidade altíssima. Portanto, ambientes com replicação geográfica praticamente nunca ficam offline. A disponibilidade dos ambientes tecnológicos são de praticamente 100%. Os erros causados por problemas de hardware no Data Center nunca vão ocorrer.

Versões de Replicação Geográfica

  • Replicação Geográfica Síncrona
  • A replicação geográfica síncrona garante que as duas cópias distribuídas nos dois Data Centers fiquem sempre idênticas. A limitação dessa versão é a distância, pois a transação é concluída nos dois locais quando ocorre a comunicação completa na entrada e saída dos dois locais.

  • Replicação Geográfica Assíncrona
  • As limitações de distância não afetam a replicação geográfica assíncrona, portanto só ocorre a perda de dados se acontecer alguma falaha inesperada. Essa perda de dados é mínima, seriam só alguns segundos de perda de dados.

Data Centers da Open Data Center

A Open Data Center conta com três Data Centers próprios localizados em regiões diferentes.

  • Austin, TX – Data Center North A. I
  • Raleigh, NC – Data Center North A. II
  • Curitiba, PR – Data Center LATAM I

Esses Data Centers são utilizados também para realizar a replicação geográfica dos clientes e parceiros da Open Data Center. Entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.