Cancel Preloader

O que é um Data Center Tier III?

Os Data Centers possuem classificações por níveis, no qual essas classificações avaliam a qualidade e confiabilidade da infraestrutura. Uma empresa construir e administrar um Data Center não é nada fácil. Excluindo serviços muito específicos, a maioria dos empreendimentos não necessitam de ter o seu próprio Data Center. A opção de terceirização desse serviço é bem mais proveitoso.

Quais os benefícios do Data Center Tier III?

  • Alta Disponibilidade
  • Manutenção sem afetar o funcionamento
  • Confiabilidade
  • Segurança
  • Escalabilidade

Quais as diferenças entre Data Center Tier I, II e III?

Data Center Tier I

O Data Center de classificação Tier I não possui redundância. Portanto, caso algum equipamento apresente falha ele precisa “parar” para realizar a manutenção. Em certos casos ele precisará ser substituído, aumentando o tempo de downtime.

No quesito de disponibilidade, o Data Center Tier I fica disponível (em média) 99,6% do tempo. Esse tempo é equivalente a 29 horas de downtime durante o ano.

Data Center Tier II

O Data Center de classificação Tier II possui redundância em dois casos. Existe a redundância elétrica, no qual ocorrendo uma queda de energia um sistema de nobreaks irá ser acionado. O outro tipo de redundância é a de refrigeração, no qual quando ocorre falhas no sistema de refrigeração, rapidamente um sistema de contingência é acionado. Portanto existe a garantia de refrigeração adequada para os equipamentos dentro do Data Center.

No quesito de disponibilidade, o Data Center Tier II fica disponível (em média) 99,8% do tempo. Esse tempo é equivalente a 22 horas de downtime durante o ano.

Data Center Tier III

O Data Center de classificação Tier III possui redundância completa. Existe a redundância elétrica com fonte de alimentação dupla, no qual ocorrendo uma queda de energia uma rede elétrica totalmente independente entra em ação. As manutenções podem ser realizadas “no quente”, no qual nenhum serviço é afetado nos momentos de manutenção. Chamada de arquitetura N+1, os Data Centers Tier 3 oferecem ambientes com sistemas de rede, energia e processamento redundantes. Toda essa contingência é capaz de manter o ambiente online em pleno funcionamento mesmo quando falhas de energia ou hardware acontecem. Não menos importante, existe a contingência para desastres como incêndios e problemas climáticos.

No quesito de disponibilidade, o Data Center Tier III fica disponível (em média) 99,98% do tempo. Esse tempo é equivalente a 1,5 horas de downtime durante o ano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.