Cancel Preloader

Quais são os custos de se ter um Data Center?

banner-saas-header

Nos dias de hoje ainda existem empresas que buscam ter um Data Center próprio. Sabemos que na maioria dos casos essa não é a melhor opção por conta dos diversos custos. Portanto, neste artigo vamos mostrar quais são os custos de se ter um Data Center próprio.

Equipamentos

Com certeza o custo com equipamentos é bem grande. Todos sabemos que equipamentos de um Data Center como racks, servidores, cabeamento etc possuem um preço bem elevado.

Além da compra inicial quando você for construir o Data Center, também existe compras de manutenção, substituição e tuning desses equipamentos. Portanto, o gasto é constante nesse caso.

Equipamentos que não fazem parte do parque tecnológico em si também são necessários. Os Data Centers precisam de uma refrigeração diferenciada. Os servidores dissipam muito calor por conta do poder de processamento. Portanto, aparelhos de ar condicionado específicos para Data Centers devem ser adquiridos e instalados.

A parte de controle de acesso e segurança também aumenta o custo. A sala segura possui diversos requisitos para garantir que seu Data Center não será invadido ou irá parar de funcionar.

Uma sala segura é indispensável.

Custo Brasil

Nós sabemos que o custo de equipamentos no Brasil é quase sempre superior ao custo nos EUA por exemplo. Portanto, esse é outro fator que faz com que o valor gasto para montar um Data Center no Brasil seja tão custoso.

Equipe

Construir, gerenciar e manter um Data Center requer profissionais qualificados. Não é uma tarefa nada simples. Esses profissionais precisam ter experiência e bagagem profissional. Afinal, é o funcionamento e os dados da sua empresa que estão em jogo.

Em alguns casos, dependendo do tamanho da empresa, será necessário que os funcionários especialistas em infraestrutura e TI façam plantões. Pois, caso ocorram problemas que geram prejuízo é indispensável que tenha algum profissional in loco para resolver tudo 24 horas por dia.

Energia

De acordo com o Data Economy os Data Centers serão responsáveis por utilizar 1/5 da energia mundial em 2025. Ou seja, Data Centers consomem muita energia. Com isso o gasto com energia é muito considerável.

Prejuízos

Os gastos com prejuízos por má administração dos Data Centers são incalculáveis. Muitas vezes esses prejuízos podem ser irreparáveis. Empresas que ficam “paradas” por falhas em sistemas podem perder muito dinheiro por hora. Portanto, é muito importante que todo o processo tecnológico da empresa seja de excelência.

Como diminuir os custos?

A solução mais prática e eficiente é a terceirização desse serviço. Ao invés de ter todo esse gasto com infraestrutura e profissionais, utilize uma empresa parceira para te fornecer isso. Empresas especializadas como a Open Data Center oferecem tudo que um Data Center próprio pode oferecer. Além disso a responsabilidade pela manutenção, administração e gerenciamento é da empresa terceirizada. As vantagens são inúmeras.

Entre em contato com a Open Data Center.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *