Cancel Preloader

Qual o melhor disco? NVMe, SSD ou HDD?

banner-saas-header

Com a evolução constante da tecnologia sempre surgem produtos mais atualizados, e isso não seria diferente com os discos de armazenamento. Por muito tempo foi utilizado o HD, até que surgiu o SSD como substituto. No entanto, já existem drives mais rápidos que os HDDs tradicionais, como o SSD e NVMe. Se você busca por mais velocidade e desempenho provavelmente está analisando qual disco é o melhor para o seu negócio.

Por isso, realizamos um teste entre os discos NVMe, SSD e HDD. Quer saber qual o melhor? Continue acompanhando a leitura!

SATA

Apesar de outros formatos mais modernos serem relativamente populares, os HDDs que utilizam o SATA ainda permanece como uma boa opção para máquinas mais básicas. Esse modelo apresenta certas limitações para as velocidades deste padrão, alcançando aproximadamente 550 MB/s de leitura e escrita.

SSD

SSDs (Solid State Drives) foram os substitutos dos HDDs (Hard Disk Drive), mais conhecidos como discos rígidos por ser de três até 10 vezes mais ráṕido que um disco rígido de boa qualidade. Eles acessam arquivos mais rapidamente, gerando uma latência menor e otimizam o tempo de carregamento. Isso inclui a abertura do navegador até a inicialização do sistema operacional, seja ele Linux, macOS ou Windows. Os SSDs trabalham velocidades superiores a 500 MB/s.

NVMe

Assim como os SSDs tradicionais, os discos NVMe (Non-Volatile Memory Express) são baseados na memória Flash NAND. Por estarem diretamente atachados no barramento PCI Express (PCIe), usado anteriormente por outros dispositivos como placas gráficas, os discos NVMe não são afetados pelos gargalos da interface SATA. Os seus benefícios são:

Velocidade

A conexão PCIe x8 oferece desempenho de leitura / gravação e largura de banda maiores.

Capacidade

A capacidade de armazenamento dos discos NVMe disponíveis na OPEN inicia em 450 GB ate 9.6 TB.

Consistência

Os discos NVMe são integrados nos servidores da OPEN como discos de “data center”, oferecendo desempenho estável e previsível.

Segurança

Os discos Intel Data Center NVMe possuem mecanismos de proteção que garantem a integridade dos dados de ponta a ponta.

HDD vs SSD vs NVMe

Para analisar na prática, realizamos um experimento comparando o desempenho dos discos HDD, SSD e NVMe. Assista a seguir:

Como você pode perceber, o disco NVMe garante uma grande vantagem em comparação ao seus dois concorrentes. Isso acontece tanto em quesitos de velocidade, quanto de latência. Com desempenho até 6x melhor em comparação os discos SSDs clássicos, o NVMe está se tornando o novo benchmark para armazenamento rápido.

Enquanto uma conexão SATA III oferece uma velocidade máxima de até 750 MBps, o barramento PCI Express oferece velocidades de até 985 MBps. Os discos NVMe usam 8 caminhos PCI Express para comunicação ou até 2.8 GBps de velocidade de leitura.

O PCI Express fornece um aumento significativo no desempenho de leitura / gravação e, portanto, no número de operações de leitura / gravação por segundo (IOPS). Por exemplo, um disco Intel DC P3700 oferece até 460.000 IOPS de leitura. A latência é de cerca de 20 µs, em comparação com 5 ms para um disco SSD tradicional.

A OPEN é a primeira empresa a utilizar os discos NVMe em servidores no Brasil!

Lançamos esse novo e exclusivo recurso em fevereiro, garantindo maior processamento e melhor experiência para nossos parceiros. Agora sua empresa pode aproveitar o melhor da tecnologia dos EUA aqui no Brasil!

Como você acompanhou nessa leitura, os discos NVMe trazem benefícios como: velocidade, capacidade, consistência e maior segurança. É a melhor opção para IA, Database (Oracle, SQLServer), IoT e ERP nas NUVENS.

Como implementar o NVMe no meu ambiente?

Com a OPEN sua empresa pode aproveitar todos os benefícios do disco NVMe de forma rápida e econômica. Mesmo possuindo data centers localizados nos Estados Unidos e no Brasil, sempre buscamos a melhor forma de atender nossos clientes brasileiros, por isso decidimos cobrar nossas mensalidades em real.

Se você quer saber quanto vai investir em nuvem todo mês, sem mudanças inesperadas por conta da volatilidade do dólar, entre em contato. Vamos otimizar seu ambiente tecnológico com um preço justo e sem surpresas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *