Cancel Preloader

Qual o melhor modelo de cloud computing: IaaS, PaaS ou SaaS?

banner-saas-header

Você sabe a diferença entre os modelos de cloud computing? IaaS, PaaS e SaaS são alguns deles, entenda a diferença, finalidades e o ideal para a sua empresa! 

Cloud Computing (computação em nuvem) vem chamando atenção entre as empresas, e é considerada um dos maiores avanços tecnológicos. Embora a tecnologia esteja presente no nosso cotidiano, muitos termos ainda geram dúvidas.  

IaaS, PaaS e SaaS são siglas bastante utilizadas, e é comum vermos pautas e conteúdos relacionados a nuvem híbrida, pública e privada. Apesar de ser comum, muitos ainda não sabem ao certo do que se trata cada termo e suas finalidades. Atualmente, esse tipo de tecnologia está presente em diferentes áreas de mercado, mas é ideal saber qual o mais recomendado, a fim de resolver e integrar suas necessidades.  

Este artigo é feito para você que precisa aplicar o serviço de Cloud Computing, mas ainda não sabe qual integrar 

IaaS: 

IaaS (Infraestrutura como serviço) é o modelo para fins de processamento, armazenamento e corresponde a memória. Para simplificar, neste pacote entra os tipos de roteadores, racks e outros tipos de roteadores relacionados. Neste servidor você paga por aquilo que utilizar, e dependendo do fornecedor, pode ser tarifado. Empresas que procuram de médio e grande porte que procuram por uma maior escalabidade tendem a contatar o modelo. Também são ideais para aqueles que estão crescendo de forma crescente.  

PaaS:  

O PaaS (plataforma como serviço) é uma plataforma como serviço, ela surge como uma forma de gerar, criar e hospedar. Nesse modelo de nuvem, contrata-se um ambiente completo de desenvolvimento, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicações. O PaaS é uma plataforma indicada para empresas que possuem uma equipe de desenvolvedores para trabalhar simultaneamente,  

SaaS: 

O modelo SaaS (Software como serviço) é um modelo no qual você possui acesso ao Software sem comprar a sua licença, utilizando-o a partir da Cloud Computing. O acesso é realizado usando apenas a internet, o que o torna acessível e móvel. Qualquer um pode vir a conhecer o Saas no dia a dia, isso por que diversas plataformas também utilizam dele, como por exemplo o Instagram e Facebook.  

O SaaS é ideal para empresas que procuram acessibilidade (acessando de forma remota e prática, pequenas empresas que não podem gastar com a compra de licenças e trabalhos que duram por um curto período.  

Se você possui alguma dúvida referente ao modelo SaaS, conte com a OPEN para te ajudar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *