Cancel Preloader

Guia definitivo sobre Backup em Nuvem

Existem vários mitos e verdade sobre o Backup em Nuvem. Confira no blog da Open Data Center o guia definitivo sobre backup em nuvem e tire todas as suas dúvidas. Após ler este artigo, se você ainda tiver alguma dúvida, comente no final do post ou fale com a gente nas redes sociais!

Cuidado Redobrado

No serviço de Backup em Nuvem existem vários protocolos a serem seguidos para garantir que os seus dados fiquem seguros. Uma das principais e mais efetivas formas é a replicação em locais físicos diferentes. Isso acontece quando os mesmos dados são armazenados em locais (data centers) diferentes.

Por exemplo, a Open Data Center possui Data Centers próprios em locais diferentes do globo. Dois localizados nos Estados Unidos e um na América Latina. Essa distância se torna importante por vários motivos, os principais são: segurança e latência.

Um exemplo na forma de segurança é a defesa contra desastres naturais. Todos os locais estão sujeitos a inundações, terremotos, incêndios e desmoronamento. Portanto, se faz necessário a replicação de dados em locais geográficos estratégicos. Outro ponto importante é a falha tanto a nível de software ou hardware. Caso ocorra algum problema nos servidores que armazenam seus dados, os seus dados estão seguros nos equipamentos de contingência.

Se você pretende contratar um serviço de backup em nuvem, procure se certificar que seu fornecedor possui equipamentos próprios e que seus dados sejam replicados em locais físicos diferentes.

No quesito latência, quando seus dados são distribuídos por mais locais no globo, o acesso será mais rápido e otimizado. Portanto, o tempo de espera para você ter acesso aos seus arquivos é reduzido.

Escalabilidade

De tempos em tempos a quantidade de dados para serem armazenados aumenta. Isso é comum em toda empresa, portanto com o tempo você precisará de mais espaço para guardar todas essas informações. Você já passou pelo processo de orçar equipamentos? E o processo de realizar a migração dos dados para o novo equipamento? Já aconteceu de depois de realizar essa migração seu sistema ficar inoperante? Com o Backup em Nuvem, a maioria desse problemas podem ser evitados.

O processo de alocação de mais espaço no Backup em Nuvem é feito de forma transparente para o cliente. Na maioria dos locais só é solicitada um aumento na quantidade de espaço e a empresa contratada disponibiliza isso de forma automática.

Acabe com os transtornos que a falta de espaço pode trazer para a sua empresa.

Economize Muito Dinheiro

Quando o assunto é custo, podemos citar dois fatores principais que estão relacionados ao backup de dados: encargos trabalhistas e gasto com equipamentos.

Imagine ter que contratar profissionais para cuidar de toda a parte de infraestrutura de TI. Com certeza você vai precisar contratar alguém muito competente para realizar esse trabalho na sua empresa. Afinal, você não irá colocar qualquer pessoa para cuidar de todos os dados da sua empresa. Nos dias de hoje, um dos bens mais valiosos das empresas são os dados. Infelizmente, os encargos trabalhistas no Brasil são muito altos, portanto terceirizar essa atividade se torna muito mais vantajosa, tanto financeiramente quanto pela praticidade.

O gasto com equipamentos também é bem alto. O ideal é que a contingência seja feita de maneira correta. Sua sala de equipamentos deve ser totalmente preparada para eventuais problemas. O sistema de refrigeração precisa ser confiável, bem como a parte elétrica e a alocação dos equipamentos. O ideal é que você tenha equipamentos que entram em funcionamento quando outro fique inoperante, assim seu backup não fica com falhas e nem deixe de ser feito.

Em uma situação bem simples, dois servidores que realizam backup deveriam ser comprados e em muitos casos essa opção não é vantajosa para a empresa.

A terceirização da realização do backup é uma carta na manga.

Evite que seus dados sejam perdidos, contrate um serviço qualificado de Backup em Nuvem.

Leia também

Os Benefícios de Migrar para a Nuvem

Como Implantar um Backup Cloud?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.